Busca rápidaX


Atleta ijuiense fica de fora de campeonato estadual por falta de verbas para deslocamento

9 de agosto de 2023

A atleta ijuiense Samara de Jesus dos Santos foi mais um exemplo das dificuldades que a busca pela profissionalização no esporte no interior do Estado apresenta. Um dos destaques no atletismo, a jovem atleta de 16 anos não conseguiu participar da etapa estadual do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs) por falta de recursos.

A competição reúne alunos de escolas públicas e privadas do Estado e aconteceu no fim de semana passado em Porto Alegre. Porém, devido a distância e ao não auxílio do seu educandário, a Escola 25 de Julho, uma das promessas do atletismo ijuiense acabou ficando de fora da competição.

“Eu fiquei bem triste (por não poder participar), porque eu iria não somente representar minha escola, mas também o município de Ijuí nesta competição. E quem sabe, caso eu conseguisse ganhar alguma das provas, poderia representar o Estado na etapa nacional. Além disso, fiquei também muito triste porque dos resultados que eu vi após a competição, considerando meu histórico de resultados, eu teria chances de brigar pelo primeiro lugar nas duas modalidades que eu participaria”, relata a atleta ijuiense, que competiria no lançamento de dardo e de disco no Cergs. Samara iniciou no esporte após integrar a equipe ANR-Ijuí de atletismo.

A participação de Samara na competição estadual seria de incumbência da escola que ela frequenta, já que se trata de um campeonato estudantil. No ano passado a ijuiense participou do Cergs graças a mãe de uma colega, que fez o deslocamento até a Capital do Estado sem cobrar pela logística, o que não foi possível repetir neste ano.

Contatada pela reportagem da RPI, a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ª CRE) reconheceu a impossibilidade de financiar a atleta, alegando limitação de recursos.

Houve envio de recurso financeiro pela SEDUC (para financiar viagens de alunos atletas). O valor enviado foi o mesmo para todos os alunos finalistas do Estado nos JERGS. Porém, como Ijuí é mais distante da Capital do Estado, os custos são maiores com deslocamento, etc., por isso o valor enviado foi insuficiente para suprir todas as necessidades da equipe na competição, e não houve tempo hábil para a escola encontrar outra alternativa para o completar o valor do custeio da viagem para a equipe que representearia a escola, alunos e professores”, disse em nota a equipe da coordenadoria.

Jovem atleta integra a equipe ANR-Ijuí de atletismo

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí