Busca rápidaX


MANCHETES

Atual período para o milho, em Ijuí, é pior que mesma época do ano passado

15 de dezembro de 2022

A situação do milho no atual período em Ijuí é pior do que a mesma época do ano passado, se comparar os dois momentos de estiagem. Segundo o extensionista da Emater, Edewin Bernich, de agosto deste ano até agora choveu 300 milímetros a menos, em relação ao mesmo período de 2021. Se avaliar a média histórica, a redução é de 500 milímetros.

Além disso, neste ano há temperaturas muito altas, algumas noites frias e ventos, situações que retiram umidade do solo. Nos últimos 45 dias choveu apenas 69 milímetros em Ijuí. O ideal, na atual fase do milho, é de 7 milímetros por dia. Para que a cultura tenha boa produção, existe necessidade de 300 milímetros de chuva daqui para frente.

Diante da escassez de umidade, o milho em Ijuí apresenta potencial produtivo inferior à safra passada, que já foi muito ruim em função da seca. Há áreas em que o cereal não emitiu floração. Com isso, a colheita em vários locais é inviável, inclusive a realização de silagem. Como a maior parte do milho está em floração, a tendência é de muita quebra. A Emater, em Ijuí, já recebeu pelo menos 20 pedidos de Proagro, visto perdas no milho, no período de uma semana.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí