Busca rápidaX


MANCHETES

Audiência pública apresenta plano de recuperação de arroios de Ijuí

5 de junho de 2023

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 05, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a audiência pública de apresentação do Plano de Recuperação dos Arroios de Ijuí. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e conduzido por uma empresa contratada para tal finalidade, visa detalhar ações de recuperação dos cursos hídricos que passam pela zona urbana da cidade ijuiense, como os arroios Espinho, Moinho, Matadouro e Novo Leste.

Na audiência, ocorrida na Estação Cidadania, junto ao Complexo do Parque da Pedreira, foram detalhados os dados coletados no plano, o mapeamento das bacias hidrográficas da cidade e apresentadas ações que podem ser realizadas para melhorar a qualidade da água.

De acordo com o secretário de meio ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão, os dados apresentados mostram uma intensa poluição dos arroios em razão do esgoto urbano. 

“É identificado bastante materiais nas áreas de APP. Essa é uma ação também que desenvolvemos para fazer as limpezas, porque dentro do plano há o detalhamento das etapas executivas, onde teremos locais de limpeza. Hoje a gente se preocupa muito com as áreas de alague, que são as áreas de APP que tem ocupação da população e justamente em função dos materiais, resíduos e lixo acaba acontecendo o transbordamento dos arroios. Então, queremos evitar essas situações para justamente não atingir e prejudicar a população”, detalha Pilissão.

A atividade integrou a programação do Mês do Meio Ambiente de Ijuí. Também integrando a série de atividades do mês especial, às 15h desta segunda-feira haverá a exposição Usina Velha (1923-2023) – História Energética e Ambiental no Museu Antropológico Diretor Pestana.

Já nesta terça-feira, 06, acontece reunião do Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente (Consema), no auditório do Sindicato Rural. Já pela parte da tarde, a partir das 13h30min, acontecerá Oficina de Resgate dos Afazeres Artesanais: Trocando Saberes e Receitas, a cargo da Aipan na sede da associação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí