Busca rápidaX

MANCHETES

Audiência pública debate mobilidade urbana de Ijuí

18 de junho de 2023

Na tarde de sexta-feira (16), ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Ijuí, a Audiência Pública para tratar a respeito da mobilidade urbana na nossa cidade, mais precisamente sobre: “A retirada dos canteiros centrais das avenidas e seus impactos para a segurança viária”. A proposta foi do vereador César Busnello através da Comissão de Políticas Públicas. 
 

O vereador proponente realizou a saudação inicial e convidou as seguintes autoridades para compor a mesa: o engenheiro civil e especializado em engenharia de tráfego, Rui Voldinei Pires; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, Fábio Franzen e o presidente da Câmara de Ijuí, Paulo Braga. Também estiveram presentes os vereadores Bruna Gubiani, Adalberto Noronha, Josias Pinheiro, Jorge Amaral, Rodrigo Noronha e Ubiratan Erthal.
 

O engenheiro Rui Pires apresentou diversos dados como: o aumento exorbitante da frota de veículos em Ijuí, sinistros ocorridos, entre outros. “A frota de veículos em 2023 (dado até abril deste ano) é igual a 64.136 veículos. E o índice de motorização é de 0,75 hab/veículos”, destacou Pires.

Também foram debatidos o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade (PLANMOB) do município de Ijuí, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e demais questões sobre o trânsito de Ijuí.

Os participantes da Audiência sanaram as dúvidas sobre as ações na mobilidade urbana. O proponente César Busnello sugeriu a necessidade de contratação de forma emergencial de um profissional legalmente habilitado que prestará consultoria e assessoria na área de engenharia de tráfego de trânsito, no qual elaborará projetos, pareceres e estudos técnicos.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Câmara de Vereadores de Ijuí