Busca rápidaX

Aumento de casos de Virose, provocado pelo Norovírus, pode estar relacionado com a qualidade da água

20 de outubro de 2021

O Secretário da Saúde, Márcio Strassburger confirmou, em entrevista à Rádio Progresso, que a vigilância sanitária do município encaminhou ao Laboratório Central do Estado (Lacen) amostras de água coletadas em regiões da cidade onde existem muitos casos da virose causado, possivelmente, pelo “Norovírus”.

Ele ataca o sistema digestivo e provoca vômito, diarreia e em alguns casos a pessoa apresenta picos de febre. Conforme o secretário da saúde de Ijuí os casos estão sendo moitorados constantemente e a incidência tem aumentado nos últimos dias. “Tivemos um grande aumento de casos na comparação com a semana anterior”, disse. Segundo o gestor ainda não se sabe por onde o “Norovírus” chegou o que se sabe é que famíias inteiras buscam atendimento médico em decorrencia do problema.

Na grande maioria dos casos, a pessoa que apresenta a virose permanece em observação por algumas horas e é orientada a continuar o tratamento em casa. O tratamento consiste em hidratação com soro caseiro e medicamentos para fortalecer o sistema digestivo.

Relatos que chegaram até a reportagem da Rádio Progresso indicam que escolas de educação infantil tiveram que fechar por alguns dias para que crianças fossem tratadas em casa. A suspeita recai sobre a água. Strassburguer relatou que a CORSAN já foi notificada sobre essa possibilidade e relatou que a vigilância sanitaria pediu para que a quantidade de cloro, aplicado no tratamento da água, fosse aumentado. “Não podemos afirmar ainda que seja a água o problema mas, tudo indica que sim, pois ela é consumida por todas as pessoas”, pontuou Strassburger. 

Fonte: Rádio Progresso de ijuí