Busca rápidaX

Baixa procura pela vacina contra a gripe preocupa órgãos da Saúde em Ijuí

15 de setembro de 2020

A baixa procura pela vacina contra a gripe preocupa os profissionais da saúde em Ijuí. Segundo a responsável pelo setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Salester Ruver, a exemplo do que é registrado na maioria dos estados e municípios do Brasil, os grupos de risco em Ijuí não atingiram a cobertura vacinal de 90% indicada pelo Ministério da Saúde.

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde indicam que apenas dois grupos de risco atingiram e ultrapassaram a meta vacinal: idosos, com 105,4% e trabalhadores da área da saúde, com 113,60 %.
Sobre as crianças, apenas 66,31% garantiram a imunização. Gestantes, 63,99%, puérperas: 53,38%. Os adultos dos 55 aos 59 anos, registram o menor índice: apenas 49,69%.

A vacina previne contra três tipos do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A dose segue disponível para toda população, e a imunização pode ser feita no Posto Central além de todas as salas de vacina de Ijuí.

Ao procurar a UBS, o cidadão deve levar documento de identificação e o cartão de vacina para que a equipe verifique a situação vacinal do indivíduo.

A enfermeira Salester destaca a importância de estar vacinado principalmente nesta época do ano em que há um aumento na circulação de diversos vírus respiratórios e para que não haja casos graves e hospitalizações por Influenza.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí