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Balcão do Consumidor: Saiba como funciona o serviço e como ele ajuda a comunidade

17 de novembro de 2018

Dando sequência a uma série de visitas aos Departamentos da Universidade, nesta semana o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão dos projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos cursos da Unijuí, professor Fernando González, esteve no Balcão do Consumidor, em Ijuí, que funciona junto ao Procon da cidade.

O Balcão do Consumidor é um serviço da Unijuí para a resolução de conflitos em relações de consumo.
Os consumidores são atendidos por bolsistas da Universidade e estudantes do curso de Direito. Imediatamente é feito contato com o fornecedor por telefone, narrando o problema e buscando uma solução. Dessa forma, mesmo atendendo cerca de 250 reclamações mensais, a resolutividade está na faixa dos 80%.

Para atendimento no Balcão não são observados critérios de renda, porém é necessário que a reclamação seja feita diretamente pelo consumidor titular do produto ou por meio de um procurador. O reclamante deve ainda apresentar documentos pessoais, além de nota fiscal, faturas, contratos e demais documentos que demonstrem a relação de consumo, além de números de protocolo (em caso de telefonia) e a tentativa frustrada de resolução do problema diretamente com o fornecedor.


Desde que foi criado, em 2013, mais de 13, 5 mil atendimentos foram realizados. De janeiro até o início do mês de novembro deste ano, mais de 2,3 mil atendimentos já foram realizados. Além de Ijuí, o projeto é desenvolvido nas cidades de Três Passos e Santa Rosa.