Busca rápidaX

MANCHETES

Bebê morre enquanto aguardava por leito de UTI neonatal em Frederico Westphalen

8 de abril de 2024

Um bebê prematuro morreu enquanto esperava por leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal na madrugada de sábado (6) em Frederico Westphalen, no norte gaúcho. A mãe e o recém-nascido esperaram cerca de nove horas pelo encaminhamento, que não aconteceu. 

Anthony de Lima Almeida nasceu às 16h24 de 6 de abril, com 32 semanas de gestação. Por causa de complicações, ele precisava de um leito em UTI neonatal e transferência para outra cidade, uma vez que Frederico Westphalen não oferece esse atendimento. A criança morreu no começo da madrugada antes de conseguir vaga nos hospitais da região. 

O sistema da Secretaria Estadual da Saúde (SES) aponta que Frederico Westphalen tem os hospitais de Passo Fundo e Erechim como referência para atendimentos de UTI neonatal. São mais de 190km até Passo Fundo e pelo menos 148km até Erechim, viagens que levam em média duas horas.

O pai do bebê registrou a demora em um boletim de ocorrência remetido à Policia Civil, que instaurou um inquérito de urgência para investigar o caso. A mãe, de 22 anos, continua internada em Frederico Westphalen, em estado estável. 

Fonte: GZH