Busca rápidaX


Bebê recém-nascido morre após mais de 12h de espera por transferência hospitalar

9 de janeiro de 2024

Um bebê recém-nascido morreu na madrugada de domingo (7) após mais de 12 horas de espera para ser transferido para uma unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal em hospitais do Estado. Laís Valentina de Moura Rodrigues nasceu no sábado (6), às 9h, no Hospital de Caridade de Três Passos, na região Noroeste.

Conforme o hospital, a menina nasceu em parada respiratória e foi reanimada pela equipe médica. Laís apresentava um quadro de infecção e precisava de leito na UTI neonatal por insuficiência respiratória, logo após o parto por cesárea. Foi quando começou a busca por um leito, por meio do sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint) do Estado.

Segundo os pais da bebê, que residem na cidade de Tiradentes do Sul, um leito ficou disponível em Erechim, na região Norte, no início da tarde de sábado. Contudo, a equipe que faria o transporte da menina é terceirizada pelo Estado e teria que se deslocar de Passo Fundo. Devido a distância, o transporte chegou por volta das 16h em Três Passos. Como o percurso até Erechim demanda quatro horas de viagem, a equipe avaliou que a bebê poderia não resistir devido ao quadro instável em que se encontrava.

Por volta das 18h, surgiu uma nova vaga, dessa vez na UTI neonatal do Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa. Porém, conforme a família da bebê, não havia transporte disponível para fazer o trajeto.

Assim, novamente, outra equipe se deslocou de Passo Fundo para fazer a transferência. Essa equipe chegou por volta da 1h da madrugada de domingo (7). A bebê morreu pouco depois da chegada da segunda ambulância. O Hospital de Três Passos confirmou as informações relatadas pela família.

Fonte: GZH

Foto: Hospital de Caridade de Três Passos / Divulgação

Fonte: RPI, GZH