Busca rápidaX

MANCHETES

Bispo da diocese de Cruz Alta alerta para comunicação não violenta como significado da Sexta-Feira Santa

29 de março de 2024

Esta Sexta-Feira Santa e a Semana Santa, suscitam reflexões acerca da vida, conforme o exemplo deixado por Jesus Cristo. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o bispo da diocese de Cruz Alta, Dom Nélio Domingos Zortea, ressaltou que o ato de lava pés realizado pela igreja ontem à noite, ensina a importância para o serviço, voluntariado e honestidade na sociedade.

Zortea comentou no dia da crucificação e morte, lembrado nesta sexta-feira, Cristo carregou a cruz pela via sacra e morreu sem ter comunicação violenta. Já a ressurreição, no domingo de Páscoa, também representa o desejo de paz e harmonia, momento das pessoas olharem para fora de si, a fim de ajudar a construir uma sociedade mais fraterna.

O bispo Zortea observou que nos dias atuais Jesus continua sofrendo em muitos momentos, visto os maldades praticadas pelas pessoas. Exemplificou que no dia a dia existem vários casos de violência. Um dos momentos em que isso pode ser verificado é no trânsito, quando há desentendimentos, com gestos ou ações.

Para Dom Nélio Domingos Zortea, a Justiça Restaurativa, implantada entre diferentes segmentos da sociedade, o que existe inclusive em Ijuí, é um bom exemplo para superar problemas, momento em que vítima e agressor são colocados frente a frente. Pastorais da igreja também desenvolvem ações semelhantes. O bispo diocesano ainda lembrou que a comunicação não violenta precisa ser colocada em prática nas famílias, empresas e demais segmentos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí