Busca rápidaX

Boa Vista do Cadeado tenta ampliar irrigação e asfaltamento no interior

4 de março de 2024

O município de Boa Vista do Cadeado vai participar da nova fase do programa Supera Estiagem, do governo gaúcho. O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio, Sidinei Fracaro (f0to), ressalta que é aguardada a chegada de um agrônomo para o escritório da Emater em Boa Vista do Cadeado para que possam ser encaminhados projetos de irrigação de agricultores.

A promessa é que a direção da Emater encaminhe um agrônomo para o município em breve, visto concurso público já realizado. Atualmente a Emater, em Boa Vista do Cadeado, está sem funcionário fixo. Essa nova etapa do Supera Estiagem vai abranger mais dinheiro para projetos de irrigação, do que a primeira fase.

Em vez de fazer a equalização de juros, o Estado vai pagar uma espécie de prêmio ao produtor que faz o investimento em irrigação, seja com seus recursos próprios ou com financiamento. Diante disso, o Executivo gaúcho vai pagar até 100 mil reais ou 20% do valor do investimento como uma forma de incentivar as ações para irrigação.

Sidinei Fracaro ainda comentou que Boa Vista do Cadeado foi contemplado com mais um poço artesiano, da mesma forma, com recursos do Estado, valor de 117 mil reais. A estrutura vai ter bomba e demais itens para abastecimento da população com água potável.

O poço vai ser perfurado no interior do município, mas a localidade ainda não está definida. O Executivo cadeadense ainda tenta dinheiro do governo estadual para asfaltar cerca de um quilômetro de estrada na comunidade de Beira Rio.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí