Busca rápidaX

MANCHETES

Bom Pastor promove VII Jornada em Saúde Mental

13 de maio de 2026
Foto: Assessoria Bom Pastor Ijuí

O Hospital Bom Pastor Ijuí realizou nos dias 11 e 12 de maio, a VIII Jornada em Saúde Mental. O evento que ocorreu no auditório do Hospital, contou com a participação de profissionais da área da saúde, comunidade e estudantes da cidade de Ijuí e região.

O tema escolhido para debate neste ano foi “Dependências e exageros: desafios da saúde mental na era do excesso”. A jornada contou com a participação de especialistas da área da saúde mental, trazendo diferentes perspectivas sobre o tema, considerando aspectos biológicos, comportamentais, sociais e psicanalíticos ao longo das diferentes fases da vida.

A primeira palestra do evento, na noite de segunda-feira, teve como pauta “os excessos no contemporâneo como linguagem do sofrimento psíquico” e foi ministrada pela psicóloga psicanalista, Maria Zilda Gomes Correia. Zilda trouxe suas vivências, além de reflexões sobre os impactos dos excessos na sociedade contemporânea, destacando como comportamentos compulsivos, a busca constante por produtividade e o uso desenfreado das tecnologias podem se manifestar como formas de sofrimento psíquico. A palestrante também ressaltou a importância da escuta qualificada e do cuidado em saúde mental diante dos desafios impostos pela atualidade.

A segunda palestra, realizada já na terça-feira pela manhã, abordou o tema “quando o excesso vira doença: da recompensa ao transtorno” e foi coordenada pelo Médico psiquiatra Dr. Renato Basso Zanon. Já a terceira palestra da Jornada com o tema “Infância em risco: desafios do neurodesenvolvimento na sociedade do excesso”, foi desenvolvida pela médica neuropediatra Dra. Raquel Binkowski. Os profissionais abordaram as mudanças no comportamento humano diante do avanço tecnológico, os impactos do uso excessivo de telas, redes sociais e jogos, além dos desafios enfrentados pelas famílias e pelos profissionais de saúde na prevenção, identificação e tratamento dessas condições. Também foram discutidas estratégias terapêuticas atuais, incluindo abordagens comportamentais e contribuições da psicanálise para compreender os sintomas e sofrimentos.

A enfermeira e coordenadora da Unidade de Saúde Mental do Bom Pastor, Luciane Mucelini, destaca que, participar da Jornada de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor é uma experiência muito significativa. “Mais do que promover conhecimento, este evento reforçou a importância do cuidado com as pessoas, da escuta acolhedora e da valorização da saúde mental no ambiente de trabalho e na vida cotidiana. Ao longo da jornada, tivemos momentos de aprendizado, reflexão e troca de experiências que certamente deixarão impactos positivos em todos os participantes. Como integrante da comissão organizadora, sinto gratidão por cada profissional, palestrante e participante que contribuiu para que este momento acontecesse de forma tão especial. Esperamos que esta iniciativa inspire cada vez mais espaços de diálogo, cuidado e conscientização”.

Para finalizar o evento, na parte da tarde, a palestra “embalando sonhos: as funções parentais em tempos de excessos”, ministrada pela psicóloga psicanalista Vivian Nolasco, onde foram abordados aspectos que da primeira infância, relatando casos que acompanha no consultório. Vívian os relacionou com as funções parentais no desenvolvimento, especialmente na Primeira Infância.

Além disso, a tarde foi finalizada com a palestra “o papel da família no cuidado em saúde mental”, desenvolvida pela assistente Social Karine Carvalho, na qual debateu aspectos familiares no contexto de cuidado. Em sua fala, destacou que a família aparece como agente de cuidado do paciente em saúde mental, mas também por vezes está adoecida, sendo necessário pensar estratégias de cuidado para ambos.

A Jornada também contou com a apresentação da Banda do CAPS do Bosque, “Aprendendo a Viver” e com a venda dos produtos produzidos pelo coletivo Substanciarte. Além disso, durante o evento também aconteceram apresentações das oficinas desenvolvidas no CAPS Infantil Caramelo, no CAPS Colmeia e na CASA AMA.

“Este evento reforça a importância do debate multidisciplinar e da atualização constante dos profissionais diante das novas demandas em saúde mental, promovendo conscientização e ampliando o olhar sobre os desafios emocionais da era digital.”, ressaltou o médico psiquiatra Renato Zanon.

Foto: Assessoria Bom Pastor Ijuí

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí - Fonte/Foto: Assessoria Bom Pastor Ijuí
error: Conteúdo protegido!