Busca rápidaX


Bozano contará com georreferenciamento para agilizar atendimentos no interior do município

4 de julho de 2023

Para dar início às tratativas para a implantação do projeto de georreferenciamento rural em Bozano, uma reunião foi realizada nos últimos dias entre representantes da Brigada Militar, da Prefeitura de Bozano, e Câmara de Vereadores. 

Conforme o comandante do Grupamento da Brigada Militar de Bozano,  o 2º Sargento Vinicios Fetter Arones, os trabalhos estão acontecendo visando georreferenciar as propriedades rurais bozanenses, assim como acontece em outros municípios da região. 

“Nós vamos estar nas próximas semanas começando a utilizar esse sistema aqui em Bozano. O sistema consiste na geração de um código, que é encaminhado para o produtor rural. Quando houver alguma espécie de ocorrência, seja voltada para o Samu, Corpo de Bombeiros ou Brigada Militar, o produtor poderá repassar esse código para as autoridades, que irão inserir o código num aplicativo, o qual fornecerá as coordenadas exatas da localização de onde está acontecendo a ocorrência”, explica o policial militar. 

Mais agilidade nos atendimentos

O projeto de georreferenciamento permite dar mais agilidade e melhorar os atendimentos prestados pelas forças de segurança e de socorro, especialmente, nas áreas interioranas do município. “Com esse sistema, será possível que nos desloquemos direto até o ponto da ocorrência, sem a demora causada pela busca do local”, complementa o 2º Sargento. 

A iniciativa é coordenada pela prefeitura de Bozano, Brigada Militar e Emater-RS/Ascar. O programa ainda conta com o apoio da Ceriluz e Câmara de Vereadores, através do vereador Maurício Vianna. O projeto não possui custos aos produtores rurais, exceto pela necessidade de uma placa de identificação que é posta em frente à propriedade contendo o número de identificação daquela localidade, a exemplo de como acontece com a numeração nas casas na área urbana. 

“Esse é um sistema seguro. Somente os servidores que irão atender aquela ocorrência terão acesso as informações repassadas pelos proprietários”, ressalta o comandante. Nos próximos dias será aberto o período de cadastro das propriedades rurais para integrarem o sistema de georreferenciamento. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Ascom Prefeitura de Bozano