Busca rápidaX

MANCHETES

Bozano terá Dia de Conscientização ao Autismo e projeta criação de grupo de apoio aos familiares e autistas

1 de junho de 2022

O autismo é um tema que vem ganhando cada dia mais espaço no município de Bozano. No final do mês de maio, foi aprovado um projeto de lei, de autoria dos vereadores Maurício Vianna e Sandra Ceccato (PP), que institui o dia 02 de Abril como dia municipal do autismo em Bozano. Segundo o vereador Maurício, a proposta foi desenvolvida em razão da importância do município reservar uma semana inteira para tratar sobre a conscientização e chamar atenção para a inclusão social e os direitos que as famílias e os autistas têm diante da sociedade. “Mesmo se tratando de um município pequeno, não podemos deixar de trabalhar sobre o tema inclusão social, precisamos pensar no bem-estar da nossa população” afirmou o edil.

Segundo o vereador, esse modelo de proposta foi sugerido pela presidente da TEAmor- Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí, Raquel Pinto. Na última sexta-feira (27), foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Bozano para debater sobre o tema inclusão. O vereador Maurício, acompanhado da vereadora Sandra, representou o legislativo Bozanense. A secretaria de Educação Mônica Ceccato representou o Poder Executivo. O encontro contou ainda com a participação do vereador de Ijuí Valdenei Popaye, psicopedagoga do Caps Colmeia Ijuí Liliane Faistel, Quelén Tabile representando o administrativo do Caps Colmeia  e demais familiares de pessoas portadoras de autismo.

Segundo o vereador Maurício, não existem dados específicos sobre quantas são as pessoas portadoras de autismo em Bozano, no entanto, segundo ele, de acordo com a Secretaria de Educação, são quatro laudos comprovados, mas ele acredita que o número é maior.

Segundo Raquel Pinto, a ideia é que, assim como os municípios de Ajuricaba e Nova Ramada, Bozano também se mobilize para criar um grupo de pessoas que possam coordenar uma unidade da TEAmor no âmbito do município. “A TEAmor é uma Associação de âmbito regional e tem como finalidade aproximar as famílias e fazer com que elas tenham um grupo de apoio no seu município”, finaliza a presidente.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!