Busca rápidaX

Brigada Militar apura conduta de policiais em abordagem violenta em Cruz Alta

10 de abril de 2024

A Brigada Militar apura a conduta de um grupo de policiais durante uma abordagem a um motorista em barreira de trânsito na manhã de ontem, na Avenida Saturnino de Brito, em Cruz Alta.

Em imagens que circulam pelas redes sociais, gravadas através de câmeras de segurança do local, um homem chega em uma caminhonete em uma oficina mecânica, desce do veículo e começa a ser agredido por Policiais Militares, no que aparenta ser uma abordagem violenta.

O fato ocorreu por volta das 11h12, e na abordagem inicial, um Policial Militar derruba o homem no chão e com a ajuda de outros policiais, realiza a imobilização. Itamar Machado Portela, de 58 anos, é mecânico de máquinas e implementos agrícolas. Ele afirmou que havia saído em busca de uma peça, para finalizar o conserto de uma colheitadeira, quando no percurso foi abordado pelos policiais.

Itamar completa dizendo que saiu em direção à oficina, que fica a três quadras do ponto da barreira. Após o fato o mecânico foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi registrada a ocorrência. Sendo a vítima posteriormente conduzida até o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) para atendimento, onde permanece em observação.

Em nota, o comando do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Cruz Alta, afirma que a ocorrência teve início durante barreira de trânsito, na qual foi abordado um veículo automotor, sendo constatado o licenciamento vencido.

Segundo a nota, foi informado ao condutor da possibilidade de quitar os débitos, para que seu veículo fosse liberado, do contrário seria recolhido ao depósito autorizado do Detran. Concluindo ainda que o condutor adentrou no veículo e fugiu da barreira, não acatando a ordem de parada dos policiais militares e colocando em risco a integridade física dos mesmos.

Em ato contínuo as viaturas iniciaram o acompanhamento do veículo por diversas ruas da cidade, sendo obtido sucesso na abordagem no interior de uma oficina de manutenção.

A nota finaliza dizendo que a Brigada Militar, através do 16º Batalhão de Polícia Militar, vem adotando todas as medidas para efetivar a devida apuração dos fatos, já tendo instaurado o Boletim de Ocorrência Militar, a fim de esclarecer os fatos pertinentes à atuação dos agentes durante a abordagem policial.

Editado de Grupo Pilau e GZH

Foto: Imagens de Redes Sociais

Fonte: RPI