A Brigada Militar, através do 29° BPM, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Coordenaria Municipal de Trânsito e Conselho Tutelar, realizaram, durante o final de semana, a operação Noite Tranquila em Ijuí.
O objetivo da ação foi intensificar o policiamento ostensivo, ampliando a fiscalização de trânsito e ações pontuais no combate aos crimes contra o patrimônio. Um dos pontos de fiscalização foi a Rua do Comércio (Avenida das Nações), local de maior incidência de infrações de trânsito e concentração de pessoas.
Ao total, foram abordadas 115 pessoas, 89 veículos e foram produzidos oito autos de infração de trânsito.
A medida é uma das ações que haviam sido definidas em conjunto com a Comissão Especial (CE) de Segurança Pública, da Câmara de Vereadores de Ijuí, para enfrentar problemas recorrentes relatados por moradores e comerciantes da Rua do Comércio, como excesso de barulho e de lixo, alta velocidade de veículos e junções de pessoas durante a madrugada em vias públicas e próximas às residências.
Desde o início de maio, a CE estava promovendo reuniões com membros da comunidade, órgãos da segurança pública e Executivo Municipal para elaboração de um plano de ação com o intuito de solucionar estas questões. Na última reunião, realizada na terça-feira passada (21), o aumento da fiscalização, tanto de condutores quanto de forma geral, foi uma das ações a curto prazo que ficaram estabelecidas.
No próximo mês, a Comissão deve se reunir novamente para avaliar quais medidas emergenciais já foram colocadas em prática.