Busca rápidaX


MANCHETES

Câmara de Ijuí promove Audiência Pública para discutir alinhamentos dos cabos de fibra óptica nos postes de luz

5 de julho de 2023

A Câmara Municipal de Ijuí realizou na noite de terça-feira, 04, uma Audiência Pública com o objetivo de debater e apresentar soluções para os alinhamentos dos cabos de rede de fibra óptica nos postes de luz do município. A proposta da reunião foi feita pelo vereador César Busnello, por meio da Comissão de Políticas Públicas.

A mesa de trabalhos contou com a presença do vereador César Busnello, presidente da Câmara Paulo Braga, vereador Cleuton Rolim, diretor-presidente do Demei Marco Sickacz e presidente do Sindilojas Noroeste Juarez Neme da Costa. Representantes de diversas empresas provedoras de internet também participaram da audiência no plenário.

Durante a reunião, o vereador César Busnello apresentou a problemática dos cabos de fibra óptica e telefonia mal organizados nos postes de luz, mostrando uma imagem que ilustrava a situação. Ele ressaltou a importância de debater o assunto para evitar a desorganização e a poluição visual em Ijuí.

O presidente da Câmara de Ijuí destacou a relevância do debate e ressaltou a necessidade de pensar em ações futuras para a cidade. O vereador Cleuton Rolim lembrou de acidentes ocorridos devido ao mau uso dos fios nos postes, enquanto o presidente do Sindilojas alertou para os fios inativos que não foram retirados pelas empresas, representando um problema.

O diretor-presidente do Demei explicou que há regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o uso irregular dos fios nas estruturas. Marco Sickacz informou que um projeto será analisado pela Câmara para regularizar a situação, destacando a necessidade de lidar com os fios em desuso. Os representantes das empresas sugeriram a identificação de cada cabo pela empresa instaladora e a correta remoção e descarte dos fios inativos.

Por fim, o vereador César Busnello comunicou aos presentes que o debate continuará por meio de outras reuniões e que há a possibilidade de criação de uma comissão especial para buscar melhorias sobre o assunto.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí