A Camera Agroalimentos anunciou nesta sexta-feira, 22 de junho, a retomada da operação de sua Usina de Biodiesel, localizada no município de Ijuí/RS. A planta tem capacidade de produção de 650 mil litros de biodiesel por dia, rodando em jornada de 24 horas nos 7 dias na semana.
Conforme o Sr. Vanoli Kist, presidente da empresa, após um período de severa reestruturação dos negócios, “sentimos que este era o momento certo de retornar a um mercado em que fomos pioneiros na região, quando da instalação da usina em Ijuí nos idos de 2010”. A tomada da decisão empresarial se deu grande parte em função do aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel mineral, que a partir de 1º de março de 2018 passou de 8% para 10%.
Com o retorno do biodiesel, a empresa passa a ter 5 unidades industriais em operação: Parque Industrial de Santa Rosa (processamento de soja, refino e envase de óleo comestível), Fábrica de Rações de Santo Cristo, Fábrica de Processamento de Soja de São Luiz Gonzaga, Engenho de Arroz de São Borja e Usina de Biodiesel de Ijuí.
O trabalho de revitalização da usina, parada há cerca de 4 anos, foi executado ao longo dos últimos 3 meses, incluindo contratação e treinamento de 40 profissionais paras as equipes de produção, controle de qualidade, logística e manutenção industrial.
A produção da Usina para atender ao volume de 18,5 milhões de litros de biodiesel vendidos no Leilão 61 da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP), com entrega no bimestre de julho e agosto, deverá gerar receita superior a R$ 55 milhões de reais. Muitos serão os reflexos positivos e imediatos na geração de impostos federais, estaduais e municipais, geração de empregos diretos e indiretos, fortalecimento da agricultura familiar da região.