Busca rápidaX


Campus do IFFar em Ijuí: “Recebemos com “tristeza” e “perplexidade” o anúncio do governo federal”

12 de março de 2024

Sem Ijuí na lista, o Governo Federal anunciou nesta terça-feira, 12, 100 novos campi de Institutos Federais em todo o país. Havia grande expectativa de Ijuí sediar um campus, porém, a não inclusão do município entre os contemplados gerou frustração entre os membros da Comissão Pró-IFFar formada na cidade em busca de um campi. 

Conforme o secretário de governo de Ijuí, Luís Fernando Valentini, e membro da comissão, o grupo e o Executivo de Ijuí recebem com “tristeza” e “perplexidade” o anúncio do governo federal. 

“Recebemos com irresignação e perplexidade esse anúncio do governo. Nós demos todas as garantias e contrapartidas, como cedência de espaço e toda a infraestrutura necessária para a instalação de um campus de Instituto Federal em Ijuí, além de expormos a importância econômica e o polo que Ijuí é em todo o noroeste do Estado, sem desmerecer os municípios próximos. Ficamos muito tristes por não estarmos incluídos e, especialmente, pela falta de transparência e de critérios claros de como as cidades contempladas foram escolhidas”, afirma Valentini. 

Apesar da negativa, o secretário informa que a comissão irá se reunir e seguir em busca de uma unidade federal de instituição de ensino. “Perdemos uma batalha, mas não a guerra. Seguiremos em busca de um campus, porque Ijuí merece e possui espaço para isso. Mas, antes disso, iremos questionar os critérios de escolha das cidades”, complementa o integrante da comissão formada em Ijuí que buscou um campus de instituto federal. 

No Rio Grande do Sul, cinco cidades receberão novos campi: São Luiz Gonzaga, Porto Alegre, Gramado, Caçapava do Sul e São Leopoldo. Serão investidos R$ 2,5 bilhões para novos campi e R$ 1,4 bilhão para consolidar unidades já existentes, com construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos.

Atualmente, a rede possui 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas. Com os novos 100 campi, passará a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs. As novas unidades irão gerar 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí