Busca rápidaX

Câncer de mama em ascensão: fatores, desafios e importância do autocuidado

1 de outubro de 2024
Foto: Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia.

Tradicionalmente dedicado a prevenção sobre o câncer de mama, o mês de Outubro traz uma reflexão sobre a importância do autocuidado e da conscientização da mulher em relação a doença. Em Ijuí, a partir de amanhã (02), todas as quartas-feiras haverá atendimento diferenciado nas Unidades de Saúde, que estendem o horário de atendimento, ou seja, além do horário habitual, as UBS também atenderão das 17h às 20h, incentivando principalmente as mulheres que não podem realizar os exames em horário comercial a buscarem atendimento.  “É muito importante nesse momento reforçar o papel do autocuidado. As mulheres geralmente dedicam tempo pra família toda, filhos, esposos, e acabam esquecendo de cuidar de si” afirma a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, Moiseane Bracht.  

No Brasil, o número de novos casos de câncer de mama tem aumentado, seguindo uma tendência global projetada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Em 2008, eram cerca de 50 mil novos diagnósticos  segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Já em 2023, esse número chegou a quase 74 mil. Além disso, o câncer de mama tem afetado cada vez mais mulheres jovens, fora da faixa de cobertura mamográfica. O câncer de mama é a segunda causa de morte por câncer no País, representando 10,5% dos óbitos oncológicos femininos, de acordo com Inca no triênio 2023-2025. Os dados revelam ainda que as regiões Sul e Sudeste registram as maiores taxas de mortalidade, com 12,69 e 12,43 óbitos por 100 mil mulheres, respectivamente, enquanto a taxa nacional ajustada foi de 11,71 óbitos por 100 mil mulheres.

No Rio Grande do Sul, que tem uma das maiores incidências ajustadas de câncer de mama na Região Sul, a mortalidade acompanha essa alta taxa. A Região Sul, com um percentual de 15,3% de mortalidade proporcional por câncer de mama, está abaixo apenas do Sudeste, que lidera com 16,7%. 

Ouça abaixo a entrevista completa com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, Moiseane Bracht, sobre as ações que serão realizadas em Ijuí:

Fonte: RPI