Busca rápidaX

Candidatos eleitos são diplomados em Ijuí

16 de dezembro de 2024
Ontem à tarde os eleitos, em Ijuí, foram diplomados pela Justiça Eleitoral

Em sessão solene realizada no Fórum de Ijuí foram diplomados na tarde de hoje (16), os vereadores eleitos e suplentes, bem como prefeito e vice-prefeito eleitos no município de Ijuí para gestão 2025-2028. A partir de Janeiro de 2025, estes assumem as suas respectivas funções no executivo e legislativo.

Para a próxima gestão, o legislativo passou de 15 para 17 vereadores atuantes. Sendo a situação a maioria na Câmara de Vereadores, com 13 cadeiras. Os suplentes, até o terceiro dos partidos, também receberam os diplomas nesta tarde.

Na ocasião, todos os vereadores eleitos foram diplomados independente de processos em andamento a respeito de possíveis fraudes em candidaturas. Se a situação for julgada como procedente, um processo de cassação será iniciado.

O prazo final para a diplomação é na próxima quinta-feira (19), tanto para candidatos eleitos no 1º turno quanto no 2º turno de 2024. Alguns municípios já realizaram a diplomação enquanto outros agendaram para os próximos dias, como é o caso de Porto Alegre (RS) que deve realizar na quinta-feira (19), data limite.

Nas eleições municipais, cada junta eleitoral é responsável pela diplomação dos candidatos eleitos. De acordo com o Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965), no diploma devem constar informações como o nome do candidato, a indicação da legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados, a critério do juiz ou do tribunal. 

Relembrando, para a majoritária o prefeito em exercício em Ijuí, Andrei Cossetin (PP), foi reeleito com 35.153 votos, tendo como vice-prefeito Marcos Barriquello (PL). 

Para vereador foram eleitos, em ordem de votação: Eliezer Luginski (PP); Alexandra Lenz (PP); Ubirajara Teixeira (PT); Giovani Borba (PL); Gilmar Bischoff (PSD); Paulo Braga (PSD); Rodrigo Noronha (PP); Matheus Pompeo de Mattos (PDT); Rudimar Scheren (PT); Ricardo Duarte (PP); Ricardo Adamy (MDB); Chico Ortiz (PP); Almiro Fortes (PL); Dr. Jorge Amaral (PP); Daniel Perondi (PL); Valmir Godoiz de Oliveira (PSD); César Busnello (PDT).

Fonte: RPI (Foto: Crystian Carniel - RPI)