Busca rápidaX

Candidatos eleitos são diplomados em Ijuí

16 de dezembro de 2024

Em sessão solene realizada no Fórum de Ijuí foram diplomados na tarde de hoje (16), os vereadores eleitos e suplentes, bem como prefeito e vice-prefeito eleitos no município de Ijuí para gestão 2025-2028. A partir de Janeiro de 2025, estes assumem as suas respectivas funções no executivo e legislativo.

Para a próxima gestão, o legislativo passou de 15 para 17 vereadores atuantes. Sendo a situação a maioria na Câmara de Vereadores, com 13 cadeiras. Os suplentes, até o terceiro dos partidos, também receberam os diplomas nesta tarde.

Na ocasião, todos os vereadores eleitos foram diplomados independente de processos em andamento a respeito de possíveis fraudes em candidaturas. Se a situação for julgada como procedente, um processo de cassação será iniciado.

O prazo final para a diplomação é na próxima quinta-feira (19), tanto para candidatos eleitos no 1º turno quanto no 2º turno de 2024. Alguns municípios já realizaram a diplomação enquanto outros agendaram para os próximos dias, como é o caso de Porto Alegre (RS) que deve realizar na quinta-feira (19), data limite.

Nas eleições municipais, cada junta eleitoral é responsável pela diplomação dos candidatos eleitos. De acordo com o Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965), no diploma devem constar informações como o nome do candidato, a indicação da legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados, a critério do juiz ou do tribunal. 

Relembrando, para a majoritária o prefeito em exercício em Ijuí, Andrei Cossetin (PP), foi reeleito com 35.153 votos, tendo como vice-prefeito Marcos Barriquello (PL). 

Para vereador foram eleitos, em ordem de votação: Eliezer Luginski (PP); Alexandra Lenz (PP); Ubirajara Teixeira (PT); Giovani Borba (PL); Gilmar Bischoff (PSD); Paulo Braga (PSD); Rodrigo Noronha (PP); Matheus Pompeo de Mattos (PDT); Rudimar Scheren (PT); Ricardo Duarte (PP); Ricardo Adamy (MDB); Chico Ortiz (PP); Almiro Fortes (PL); Dr. Jorge Amaral (PP); Daniel Perondi (PL); Valmir Godoiz de Oliveira (PSD); César Busnello (PDT).

Fonte: RPI (Foto: Crystian Carniel - RPI)