Em entrevista à Rádio Progresso de Ijuí nesta terça-feira (31), o Capitão da Brigada Militar, Luciano Pavlak, fez um balanço positivo da segurança pública em Ijuí em 2024, destacando números importantes e desafios para o município.
O número de homicídios caiu em relação ao ano passado, com 11 ocorrências registradas em 2024, uma a menos que em 2023. A nível estadual, a redução também foi observada. Pavlak destacou que, apesar disso, a apreensão de armas aumentou, com 73 apreensões este ano, contra 62 em 2023, evidenciando a intensificação do combate à criminalidade.
O Capitão também revelou que ocorreram 170 apreensões relacionadas ao tráfico de drogas em Ijuí, um número significativo. No entanto, a situação preocupa, especialmente em relação ao aumento de pequenos furtos e crimes relacionados à região.
O uso de câmeras de monitoramento e para 2025 um novo drone contribuem, segundo Pavlak, para a segurança, principalmente no pós-delito e em investigações. Ele ressaltou ainda a importância da cooperação com outros órgãos de segurança, o que tem ajudado na identificação de criminosos e na redução por exemplo dos roubos, que também apresentaram queda em comparação ao ano passado.
Com metas mensais estabelecidas, a Brigada Militar de Ijuí busca manter a redução dos índices de criminalidade e reforçar o trabalho preventivo em 2025.
Ouça a entrevista na íntegra: