CREMERS

Busca rápidaX

MANCHETES

Etnia alemã celebra 40 anos do Centro Cultural 25 de Julho durante a Expofest

5 de outubro de 2026

Dando sequência à série de entrevistas da Rádio Progresso com os presidentes das etnias que estarão presentes na Expofest de Ijuí, a reportagem conversou com Rinaldo Pezzetta, presidente do Centro Cultural 25 de Julho. A participação da etnia alemã ganha um significado especial neste ano. Em 2026, são celebrados os 201 anos da imigração alemã no Brasil e os 40 anos de fundação do Centro Cultural 25 de Julho de Ijuí. Segundo Pezzetta, ao longo dessas quatro décadas, a Casa Alemã se consolidou como um dos espaços mais visitados do parque durante a feira e também como local de realização de eventos ao longo do ano.

Durante a Expofest, o público poderá encontrar gastronomia típica, dança, música, arquitetura e trajes tradicionais da cultura alemã. Entre os pratos citados pelo presidente estão o Eisbein (joelho de porco) bife à milanesa recheado com queijo e mel, frango recheado, chucrute e cuca.

A preservação cultural também envolve diferentes gerações. Atualmente, o Centro Cultural 25 de Julho mantém cinco grupos de dança : fraldinha, infantil, juvenil, adulto e master, além de um grupo de canto. A participação reúne pessoas de diferentes idades: Rinaldo citou em entrevista que atualmente o grupo conta com uma criança de um ano e uma integrante de 101 anos.

Pezzetta também destaca a influência da cultura alemã na formação de Ijuí, especialmente na culinária, no comércio, na indústria, na marcenaria e na arquitetura. Para ele, a presença alemã faz parte do próprio desenvolvimento do município. Para esta edição da feira, a Casa Alemã terá almoços típicos aos sábados, domingos e feriados, além de apresentações dos grupos de dança e do grupo de canto. Os tradicionais bailes também fazem parte da programação.

A Expofest de Ijuí começa nesta sexta-feira, dia 9, e segue até 19 de outubro. A Casa Alemã convida o público a conhecer a programação e acompanhar as manifestações da cultura alemã durante os dez dias de feira.

Fonte: RPI


erro: Conteúdo protegido!