Busca rápidaX

MANCHETES

Capão do Cipó emite três decretos de emergência e tem prejuízos de R$ 60 milhões na agricultura

28 de maio de 2024

Dados da Emater apontam que as perdas causadas na agricultura no município de Capão do Cipó, decorrentes das chuvas, do mês passado até agora, são de aproximadamente 60 milhões, 470 mil reais.

Somente na soja os prejuízos giram em torno de 59 milhões, 945 mil reais. O cálculo indica que Capão do Cipó registrou quebra de 15% na soja, o que representa 508 mil sacas, dentre os 63 mil e 900 hectares.

Já referente ao milho para grão, dos mil, 240 hectares cultivados, houve perda de pouco mais de 9 mil e 900 sacas, o que significa em torno de 526 mil reais. Os prejuízos são observados em todas as localidades do município, que apresentam perdas variáveis, com situações mais graves em algumas regiões onde ocorreram transbordamento de rios.

Segundo o prefeito de Capão do Cipó, Adair Cardoso, em novembro do ano passado a administração municipal decretou situação de emergência em razão do excesso de chuva. Dia 16 de abril deste ano e no último dia 14, foram emitidos novos decretos de emergência, ou seja, três decretos em seis meses.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e