Busca rápidaX

MANCHETES

Casos de recusa em receber profissionais do IBGE são registrados na região e pode prejudicar pesquisas

9 de agosto de 2022

Há pouco mais de uma semana desde o início da coleta das informações para o Censo Demográfico de 2022, o coordenador censitário da região de Ijuí, Lucas Dornelles, avalia de forma positiva o andamento dos trabalhos, mas cita algumas questões pontuais, como a recusa de alguns moradores em receber os profissionais, o que compromete a pesquisa.
Além disso, em algumas regiões os recenseadores passam por dificuldades em encontrar os moradores em casa, o que também atrasa o trabalho, já que eles vão precisar retornar a essas residências.
Em contato com a reportagem da Rádio Progresso, o coordenador fez um pedido à população, para que não hesite em receber os profissionais, já que o questionário aplicado pode ser respondido de forma rápida e simples.

Ele lembrou, também, que todos os recenseadores do IBGE estão identificados com boné, colete e crachá. Dentro do crachá existe um QR Code que pode ser lido pelo celular. Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do Instituto.

O diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, também, se manifestou recentemente sobre a importância da coleta dos dados. “Toda distribuição do número de vereadores, do número de deputados, tudo isso corre em função dos números do Censo da estimativa de população. É importante para a sociedade, para o governo, para as empresas públicas e privadas, para os gestores públicos e da iniciativa privada” salientou.

Na região, nessa semana, o trabalho dos recenseadores começou, também, em Augusto Pestana, Ajuricaba e Nova Ramada. Na semana passada a pesquisa já havia começado em Ijuí, Catuípe, Jóia, Coronel Barros, Bozano, Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul e Inhacorá. Somente em Ijuí, são cerca de 40 recenseadores a campo, mas, ao menos 20 profissionais se integram ao trabalho nessa semana.

Nos demais municípios da região são aproximadamente 60 recenseadores em atuação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí