Busca rápidaX


MANCHETES

Celebração conjunta entre paróquias marca Dia de Corpus Christi em Ijuí

8 de junho de 2023

As paróquias católicas da Natividade, São Geraldo e Cristo Rei se uniram, nesta quinta-feira, 08, para celebrar o Dia de Corpus Christi. Fiéis da São Geraldo e Cristo Rei se deslocaram em procissão até o centro da cidade, com celebração conjunta defronte à matriz da Natividade. 

A paróquia São Geraldo promoveu coleta de alimentos e cobertores. As doações ainda podem ser entregues, nesses próximos dias, na secretaria paroquial. Os cobertores vão ser destinados aos apenados da penitenciária Modulada, também pacientes da fazenda terapêutica de Bozano e aos pacientes do Cacon do HCI. Já os alimentos vão ser distribuídos às famílias carentes. 

Bispo

Durante entrevista nesta manhã na RPI, o bispo da diocese de Cruz Alta, Dom Nélio Domingos Zortea, disse que Corpus Christi convida as pessoas a lembrar que a comida e bebida são fundamentais para os seres humanos, numa alusão ao pão e vinho, símbolos do corpo e sangue de Cristo.

Destacou que levar a eucaristia às ruas ou nas celebrações é recordar o dom precioso deixado por Jesus. Dom Nélio também enfatizou que é fundamental valorizar a produção de alimentos, que tem como simbologia o pão neste Dia de Corpus Chiristi, pois é trabalho de muitas mãos, desde a agricultura até chegar à mesa dos consumidores. Como a data lembra a partilha do pão e do vinho, o bispo de Cruz Alta comentou a importância de ajuda mútua entre as pessoas e expressou a preocupação com a corrida pela lucratividade por parte de muitos, que esquecem da partilha.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí