O resultado preliminar da eleição para escolha de diretores de escolas municipais de Ijuí, à gestão 2025/2026, aponta que as chapas vencedoras receberam entre 60,80% a 99% dos votos. A votação aconteceu ontem.
Dos 26 educandários, 24 tiveram candidatos e, desses, dois com duas candidaturas, ou seja, as escolas Doutor Ruy Ramos, do bairro São José, e Joaquim Nabuco, de Vila Mauá. No Ruy Ramos, foi eleita diretora, Iara Garzella Metz, com 61,72% dos votos. Já na escola Joaquim Nabuco, a vencedora foi Ionara Maria Batista, com 60,80% dos votos.
Os outros 22 educandários registraram candidatura única. Nos educandários Trilha do Saber, do bairro Ferroviário, e Independência, do bairro Independência, ambos de educação infantil, não houve chapas inscritas. Para essas duas últimas escolas, a secretaria da Educação vai indicar as direções.
Votaram para escolha dos novos diretores em escolas municipais ijuienses, os estudantes a partir do quinto ano do Ensino Fundamental, pais dos alunos, professores, funcionários e as equipes diretivas. O mandato é pelo período de dois anos, ou seja, 2025/2026. O resultado oficial vai ser divulgado na próxima segunda-feira.
A posse dos eleitos vai ocorrer em dezembro e o mandato começará a vigorar em 1º de janeiro de 2025. Nas escolas com candidaturas únicas, o percentual de aprovação das chapas foi entre 87,17% e 99,70%. Abaixo, o resultado preliminar completo, com nomes e percentuais dos eleitos.