O Cartório Eleitoral de Ijuí está com as urnas eletrônicas prontas para o segundo turno das eleições, que vai acontecer domingo. A chefe do órgão, Sonia Reinke, disse que ontem foi concluída a verificação dos equipamentos, a fim de averiguar informações sobre hora, data, dentre outros detalhes. A distribuição das urnas para Ijuí e os demais cinco municípios da 23ª Zona Eleitoral vai oocorrer sábado pela manhã, a partir das 7 horas.
Ela aproveitou para alertar que o Cartório ainda tem necessidade de mesários voluntários. Interessados podem entrar em contato pelo whatsapp 9-9661-4107. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, Sonia Reinke esclareceu algumas dúvidas. Por exemplo, quem não votou no primeiro turno, dia 2 deste mês, e não justificou a ausência, poderá votar normalmente domingo. O prazo para justificar termina em primeiro de dezembro.
Quanto à biometria, é fundamental que o eleitor coloque sobre o sensor todo o segmento do dedo até a primeira articulação para que o aparelho, na seção eleitoral, possa captar os dados biométricos. Não adianta colocar apenas a ponta do dedo. É preciso cuidar para não ter lesões nos dedos. Segue a proibição de levar celular para a cabine de votação. O eleitor também não poderá portar arma no domingo.
A segurança para o segundo turno vai ser da mesma forma que aconteceu no primeiro turno, ou seja, em parceria entre Brigada Militar, Polícia Civil, Justiça e Ministério Público. Sábado à noite e no domingo a segurança se intensifica para evitar campanha e boca de urna, o que vai ser proibido.
Após às 17 horas de domingo, quando terminar a votação, os presidentes de seções eleitorais de Ijuí, Bozano, Coronel Barros, Ajuricaba, Nova Ramada e Catuípe levarão o material e dispositivo com os resultados da votação no Fórum de Ijuí para, após, encaminhamento ao Cartório Eleitoral.