Busca rápidaX

Chuva acumulada chega a ultrapassar 300 mm na região de Ijuí, com transbordamento de rios

4 de setembro de 2023

O Corpo de Bombeiros de Ijuí registrou chamados nas últimas horas. As principais ocorrências atendidas foram relacionadas a retirada de galhos de árvores em rodovias. As ocorrências foram registradas durante a noite de ontem e a madrugada de hoje, na BR- 285, e na ERS-155 e na ERS-342.

Conforme os agentes que atuaram no plantão, não houve chamado para atendimento de ocorrência de alagamento. Há um pedido de atenção por parte dos órgãos de segurança pública para que se tenha atenção, principalmente nas regiões de baixada, onde há acúmulo de água.

Ouvintes da RPI relatam, granizo em pontos isolados de Ijuí, por exemplo, na Linha 5, também na comunidade Cará, em Jóia; em Boa Vista do Cadeado e Catuípe. Em Catuípe, na localidade de Colônia das Almas, um morador informou prejuízo numa casa em razão das pedras de gelo.

Em Bozano, segundo o coordenador da Defesa Civil, Gilson Bauer, já choveu aproximadamente 310 mm. Somente noite passada foram, pelo menos, 150mm. Alguns registros de granizo em pequena quantidade e sem registro de, conforme Bauer. Em Augusto Pestana desde sexta-feira até agora já choveu 280mm.  No bairro Storch, em Ijuí, mais de 270 milímetros. Esse grande acumulado é realidade em todos os demais municípios da região.

Granizo também em Guarani, Porto Vera Cruz, Porto Mauá, Porto Lucena, São Nicolau, Guarani das Missões e Humaitá. Santo Cristo teve danos por granizo ontem à tarde. Na linha 7, região do distrito de Chorão, interior de Ijuí, o arroio Moinho transbordou. O coordenador de Defesa Civil de Ijuí, Rubem Jagmin, disse, nesta manhã para a RPI, que não há informação sobre alagamento em residências, nem problemas por granizo. Ontem à tarde uma árvore caiu num pátio e atingiu parte de uma casa, o que danificou algumas telhas. Situação semelhante ocorreu sexta-feira à noite.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí