O último dia de outubro será marcado por chuva generalizada no Rio Grande do Sul. Uma frente fria avança e pode provocar temporais no centro e norte do Estado durante a manhã, de acordo com a Somar Meteorologia. O tempo continuará instável nesta quarta-feira (31) e a chance de chuva se intensifica novamente no fim do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta para queda de granizo e vento intenso de até 100 km/h até o final da noite desta quarta.
Além da precipitação, há probabilidade de trovoadas na faixa oeste do Rio Grande do Sul. A temperatura cai no Estado após a passagem da frente fria em comparação aos últimos dias de calorão.
A chuva e o vento forte que atingiram o Rio Grande do Sul na noite da terça-feira (30) causaram estragos em São Gabriel, na Fronteira Oeste. Pelo menos 150 casas foram danificadas após queda de granizo, segundo a Defesa Civil. A chuva forte caiu sobre o município por volta das 18h30min e durou cerca 30 minutos. Não há relatos de desabrigados ou desalojados. Outros municípios também foram atingidos como São Francisco de Assis, Alegrete e Dom Pedrito, mas ainda não há informações sobre estragos. O Corpo de Bombeiros também atendeu a 10 chamados de destelhamentos em Caxias do Sul.
O mês de novembro deve começar com tempo instável e chuva na maior parte do sul do país. A frente fria segue avançando nesta quinta-feira (1) e mantém as nuvens mais carregadas, com potencial de chuva forte no norte gaúcho já a partir das primeiras horas do dia.
O tempo firme volta a predominar somente no Sul e Oeste, devido ao avanço de uma massa de ar seco. O vento pode ganhar força no Litoral, podendo chegar a 50 km/h.