Busca rápidaX

MANCHETES

Chuvas no RS: governador Eduardo Leite lança alerta para a população

30 de abril de 2024

Em live realizada no início da tarde desta terça-feira (30), o governador Eduardo Leite (PSDB) alertou a população para os grandes volumes de chuva que ainda estão previstos para os próximos dias no Rio Grande do Sul. Segundo ele, em determinadas regiões do Estado, os acumulados podem chegar a mais de 800mm.

“Esses últimos dias em algumas localidades do estado já choveu mais de 300mm e a preocupação é que nos próximos dias pode chover cerca de 400mm adicionais ainda em muitas regiões. Para vocês terem uma ideia, a média de chuva esperada para o mês é de em torno de 160mm e a gente deve observar em algumas localidades mais de 800mm de chuva”, informou Leite durante a live.

De acordo com o último aviso hidrometeorológico divulgado pela Defesa Civil estadual, sobre o qual o governador estava falando na live, todo o Estado está em alerta laranja tanto para risco meteorológico (tempestades, granizos, chuvas intensas, vendavais) quanto para risco hidrológico (inundações, alagamentos). Além disso, diversas regiões também estão em vermelho, isto é, apresentam risco severo para essas condições, como mostrado na imagem abaixo:

Defesa Civil/Divulgação

Segundo Eduardo Leite, o governo já está acionando as Forças Armadas. “Falamos com os ministros, o Ministro da Defesa, o Ministro Pimenta que é gaúcho também, já fazendo os contatos com o Governo Federal, com o Comandante Militar do Sul, as Forças Armadas estão em campo também para nos ajudar com os seus efetivos com botes. Quando pudermos ter aeronaves voando para fazer resgate, se for o caso, elas também estarão acionadas para isso”, afirmou o governador, que ressaltou contar também com as equipes do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar mobilizadas.

Contudo, ele alerta que, mesmo com todo o efetivo acionado, o momento é de alerta máximo, ou seja, os cuidados da população devem ser redobrados. “Nós não temos efetivo suficiente, mesmo reunindo todo o efetivo, para estar em todas as situações de risco a serem cobertas, então é muito importante que as pessoas se protejam, cuidem de si e das suas famílias, evitem deslocamentos nesse momento mais crítico”, salientou Leite.