Colaboradores da área técnica da Ceriluz participaram, nas duas últimas semanas, de um curso de qualificação sobre a Normativa Regulamentadora (NR) 10, que trata das regras de segurança no trabalho com energia elétrica. Trata-se de uma reciclagem, uma vez que todos os funcionários técnicos, ao serem contratados, passam por um treinamento inicial sobre o tema, devendo, a cada dois anos, enfrentar uma retomada das informações para estarem preparados a evitar acidentes.
Os funcionários da Cooperativa foram divididos em quatro diferentes turmas com carga horária de 16 horas de qualificação cada, entre 10 e 14 de outubro e 17 a 21 de outubro. Outras duas turmas serão formadas para treinamento no mês de novembro, em data a se definir. A qualificação foi coordenada pelo engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, Diego Calixto Klein, e pela técnica em segurança do trabalho, Jéssica Raubert, que integram a equipe do Serviço Social da Indústria – SESI/RS.
Os funcionários são treinados com base nas necessidades e na realidade de trabalho no dia a dia, relembrando os procedimentos padrões para evitar acidentes com eletricidade e reforçando o uso dos equipamentos de proteção individuais e coletivos (EPIs e EPCs). A reciclagem tem a finalidade de evitar que o trabalhador crie vícios perigosos na prática de seu trabalho.
O curso foi organizado pelo Setor de Segurança no Trabalho da Ceriluz com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/RS, seguindo os padrões da Federação das Cooperativas de Infraestrutura do RS – FECOERGS.