Busca rápidaX

MANCHETES

Colheita do trigo não atinge 1% da área total em Ijuí

15 de outubro de 2019

A colheita do trigo em Ijuí está em ritmo lento. Segundo o extensionista da EMATER, Edvin Bernich, a chuva ainda não chega a atrapalhar cultura, em virtude de que as lavouras estão terminando a fase de maturação. Edvin alerta que a chuva vai ocasionar problemas apenas se persistir por um longo período, visto que pode iniciar a germinação das espigas, o que acarreta perda de qualidade e baixa na produção. Segundo a Emater, menos de 1% das lavouras de Ijuí foram colhidas. Já na região, a porcentagem colhida passa de 8,69. Segundo informações do escritório regional da Emater, a produtividade média está acima de 50 sacas por hectare.

Já a colheita da aveia está mais adiantada. Na região, o percentual colhido chega a 54%, enquanto em Ijuí, 40%. Segundo Edvin Bernich os grãos colhidos em Ijuí são de boa qualidade, e a produtividade média está um pouco abaixo do esperado, em torno de 3 mil kg por hectare. A chuva preocupa os produtores de aveia, principalmente nos municípios onde há previsão de ventos fortes e temporais.

A canola ocupou nesta safra 450 hectares em Ijuí. 60% da área já foi colhida, segundo a Emater. A média de produtividade está 25 sacas por hectare. Número abaixo do esperado inicialmente. Isso porque a geada e a incidência de mofo branco prejudicaram algumas lavouras. Na região, a colheita está em 44% da área total.

Sobre o plantio da soja, a Emater alerta que ainda não iniciou o período ideal para a implantação da cultura de verão. No entanto, alguns produtores se adiantaram e já semearam antes das recentes chuvas. Edvin Bernich acredita que menos de 1% da área total do município tenha sido semeada.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí / Emater de Ijuí