Busca rápidaX


MANCHETES

Com 12 votos favoráveis denúncia contra vereador César Busnello é arquivada

4 de setembro de 2023

Na última semana a Comissão Parlamentar Processante (CPP) encarregada de averiguar a suposta prática de infração político-administrativa encaminhada ao Poder Legislativo de Ijuí contra o vereador César Busnello, emitiu o parecer prévio alegando a insuficiência da denúncia e seu eventual desvio de finalidade, bem como a ausência de proporcionalidade e razoabilidade entre os fatos narrados e possíveis consequência. Naquela ocasião a comissão constatou que não existiam argumentos para o prosseguimento da denúncia, sendo que o relator opinou pelo Arquivamento da Denúncia.

Na sessão da câmara desta segunda-feira (04) os vereadores puderam votar pelo arquivamento da denúncia ou pela continuidade do processo. Por 12 votos favoráveis, um impedido e uma ausência os edis optaram pelo arquivamento do processo.

Sobre o fato: a denúncia contra o vereador César Busnello (PSB) baseou-se em ofício encaminhado no dia 4 de agosto, assinado pelo secretário de Educação, Cláudio de Souza, e pela coordenadora da rede de proteção da Secretaria Municipal de Educação (Smed). O documento apresentava  denúncia duma avó de aluno que esteve com sua nora, na rede de proteção da  Smed pedindo ampliação de vaga à criança que estudava pela manhã. A denunciante teria relatado no contato que antes tinha procurado  o vereador Busnello para pedir ajuda na referida demanda. Na ocasião, segundo a denunciante, ele teria pedido o valor de um salário mínimo para viabilizar a ampliação da vaga.

Na tribuna, nessa segunda-feira, Busnello enfatizou a denúncia vazia e descontextualizada, sugerindo que apesar do arquivamento sua imagem teve uma repercussão negativa, já que o fato tomou uma grande proporção em Ijuí. O vereador alertou sobre a importância de provas numa denúncia como essa, lembrando a falta de tais evidências. Por fim, Busnello mencionou que está encaminhando processo judicial contra as pessoas que incentivaram a propagação da denúncia.

Fonte: RPI