Eleito em primeiro mandato em 2008 e cumprindo em 2024 o seu quarto mandato, o vereador César Busnello, ex PSB, falou em entrevista à Rádio Progresso sobre as 13 leis sancionadas e promulgadas desde 2021.
Entre os projetos em destaque, Busnello cita que foi o idealizador do programa Uniforme Escolar nas escolas. No passado o edil disse que viajou para Passo Fundo, onde o programa já existia, e transportou a ideia ao município de Ijuí. Busnello comemora o fato do Executivo ter aderido a ideia e implantado o programa no município.
O segundo destaque do vereador é para um ante projeto que foi engavetado pelo Executivo, mas que prevê a criação do Centro de Saúde do Idoso. Aprovado por unanimidade na casa legislativa, a proposta visa criar espaços de saúde nos quatro cantos da cidade, voltados exclusivamente aos idosos, que representam cerca de 22% da população de Ijuí segundo o edil. Segundo a proposta, o Centro de Saúde do Idoso vai promover o bem-estar físico, social e mental, com profissionais das mais variadas áreas. O vereador lamenta que o projeto tenha sido engavetado e enfatiza que o município de Ijuí está atrasado no que se refere a criação de politicas públicas de atenção especializada ao público idoso.
Outro projeto que foi desconsiderado pelo prefeito Andrei Cossetin, mas promulgado pelo então presidente do legislativo, vereador Paulo Braga, foi o programa “Adote uma Escola”, que prevê parcerias com a iniciativa privada para a melhoria da infraestrutura e da qualidade do ensino na rede municipal de Ijuí, através da doação de livros, equipamentos, materiais, mobiliários, uniformes, obras de reforma e ampliação das instalações.
Busnello também citou como diferencial em sua legislatura o gabinete itinerante, que leva o vereador pessoalmente ouvir as demandas do povo, seja na cidade ou interior.
“É impossível falar sobre todos os projetos, são 13 leis aprovadas de um vereador de oposição” afirma Busnello. Sobre seu futuro na política, o vereador afirma que vai em busca da reeleição, mas disse que ainda está avaliando qual sigla vai integrar. Até agora o edil se mostrou favorável a ingressar no PDT, mencionou que está dialogando com as principais lideranças politicas do partido para depois tomar a decisão final. Sobre sua saída do PSB, Busnello mais uma vez mencionou que o partido foi extinto em razão da falta de valorização da sigla no interior.