A Secretaria Estadual da Saúde divulgou hoje (04) um comunicado de risco em razão do constante aumento de casos de dengue registrados em todo estado do Rio Grande do Sul. O alerta visa lembrar a população sobre a necessidade de esforços conjuntos de toda sociedade para combater o avanço da doença.
Em Ijuí, segundo o coordenador da Vigilância Ambiental Reinaldo Pezetta, são 23 casos confirmados e 48 aguardam resultado. Os índices servem de alerta para que a população reforce os cuidados e o município não passe por um novo surto, a exemplo do que aconteceu em 2010.
Em outros municípios da região a situação é ainda mais preocupante, como é o caso de Ajuricaba. O município que possui cerca de 8 mil habitantes, tem 59 casos em investigação, e 25 pessoas confirmadas com a doença, segundo último boletim atualizado no dia 02 de abril. Diante do constante aumento de infectados, o secretário de Saúde de Ajuricaba, Alisson Sperotto, juntamente com a equipe de saúde, precisou elaborar inúmeras ações na busca por diminuir os índices da doença.
Em entrevista à Rádio Progresso, Pezetta lembrou que nestes dias de chuva os agentes epidemiológicos não conseguem desenvolver o trabalho a campo para eliminar focos e criadouros, por isso é ainda mais importante que cada um faça sua parte. O coordenador disse ainda que tem percebido a grande quantidade de pessoas que acumulam água da chuva, local de grande concentração de focos do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. A dica nesses casos é para evitar o acúmulo nesse período, ou tratar a água com cloro.
Nas últimas semanas, o estado registrou aumento no número de notificações de casos suspeitos de dengue. Desde o início deste ano até o dia 31 de março, foram confirmados 3 mil 616 casos distribuídos em 100 municípios. O estado já confirmou uma morte pela doença e outras sete estão em investigação.