Devido ao aumento do índice de regula a maioria dos contratos de aluguel no país, o IGPM, o presidente da associação das imobiliárias de Ijuí Luis Francisco Schroer, disse que as negociações entre as partes interessadas devem ser levadas em conta. Segundo o presidente, os proprietários e os inquilinos que têm relação comercial já conversam para manter os contratos ativos. Conforme Francisco é de interesse do proprietário do imóvel manter o bem ocupado, desde que esta seja também a vontade do inquilino.
Ele lembrou que essa alta registrada nos aluguéis tem sido observada desde o mês de Julho, quando houve a disparada do IGPM no país. Desde então, começaram as negociações entre as partes envolvidas no contrato. O presidente lembrou que em outras épocas já houve a disparada do índice chegando a 30%, e o método de manutenção dos contratos de aluguel foi o mesmo, a negociação direta.
Luis Francisco Schroer disse que outros índices poderão ser levados em conta no momento de negociar o reajuste do aluguel. Ele citou a inflação do Pais como um balizador ou até mesmo a valorização do salário mínimo. Já no que se refere aos compromissos com IPTU, condomínio e outras taxas, que são assumidas pelo locatário, essas não são possíveis de serem negociadas, porém, ele acredita que o município deve achar alguma alternativa para que o aumento não cause tanto impacto no bolso do cidadão.