Busca rápidaX

Com estoque limitado, banco de leite do HCI, destinado aos bebês internados no local, precisa de doações

31 de maio de 2023

O Banco de Leite Humano do Hospital de Caridade de Ijuí é responsável pela alimentação dos bebês recém-nascidos internados na casa de saúde, tanto na UTI Neonatal quanto no berçário. No entanto, uma preocupação bastante comum- principalmente nessa época do ano- novamente se repete: o baixo estoque de leite.
Segundo a nutricionista coordenadora do serviço, Daniele Schott, a demanda mensal é de aproximadamente 50 litros, porém, o estoque atual não dá conta de atender a necessidade dos recém-nascidos. Segundo ela, hoje, com o atual estoque, é possível suprir os bebês por apenas 15 dias aproximadamente.
Na tentativa de mudar essa realidade, o HCI promove ações de incentivo às mães, para que façam a doação de leite. Hoje a instituição conta com aproximadamente 15 doadoras, no entanto, para dar conta da demanda mensal, o ideal é que esse número fosse, no mínimo, duplicado, segundo a nutricionista. Ela afirma que para manter o estoque ideal, são necessárias de 30 a 40 doadoras todo mês.
Para doar, basta que a mãe seja saudável e não tome medicamentos que interfiram na amamentação. É necessário ainda que a mãe entre em contato com o Banco de Leite, para efetuar o cadastro. Posteriormente será realizada uma avaliação e após, uma equipe vai passar orientações sobre a higiene, para que seja feita a esgota do leite, em casa ou no hospital. Para a mãe doadora, o HCI fornece um kit para que seja efetivado o processo. Semanalmente a equipe passa nas casas das doadoras para fazer a coleta do leite no seu próprio domicílio.

Fonte: RPI