Busca rápidaX

Com R$ 11,4 milhões de investimento, Leite autoriza início de obra para acesso asfáltico entre Alegria e Inhacorá

27 de janeiro de 2024

O governo gaúcho vai investir 11 milhões e 400 mil reais no asfaltamento de 6,05 quilômetros da ERS 520, acesso ao município de Alegria, até o município de Inhacorá. A ordem para início da pavimentação foi assinada ontem à tarde pelo governador, Eduardo Leite, que esteve em Alegria. A obra vai ser executada pela empresa Carpenedo, com previsão de conclusão de nove meses.

Em solenidade realizada na entrada de Alegria, o governador Eduardo Leite destacou, ao subscrever o documento que autoriza o serviço, a vitória coletiva em concretizar a demanda antiga da região, após uma série de frustrações. No início dos anos 2000, a obra chegou a ser iniciada, mas a empresa responsável à época abandonou o serviço alegando inviabilidade financeira. O atual governo rescindiu o contrato anterior, que estava parado, e fez nova licitação para viabilizar a pavimentação.

Perspectivas

A ERS-520 desempenha um papel crucial na integração e no acesso da população de Alegria e Inhacorá a diversas comunidades. O asfalto vai facilitar deslocamentos com segurança viária, além de melhorar a qualidade de vida e a preservação da saúde da população, que até agora enfrentava o convívio diário com a poeira. A obra representa também um impulso vital para o escoamento da produção e para o desenvolvimento da região, com geração de emprego e renda.

A prefeita de Alegria, Terezinha Zavascki, agradeceu ao governador pelos investimentos destinados pelo Estado ao município e celebrou a chegada inédita do acesso asfáltico como um marco histórico para o desenvolvimento da cidade. “Não é apenas uma estrada, é um convite aos investidores. Trata-se do testemunho de que somos uma comunidade pronta para prosperar rumo ao futuro. É um momento que ficará registrado na história do município como a prova de que a união de todos transforma sonho em realidade”, disse Terezinha.

Também participaram da solenidade o prefeito de Inhacorá, Everaldo Bueno Rolim; o prefeito de Barra do Guarita e presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), Rodrigo Locatelli Tisott; o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino; e o deputado estadual Aloísio Classmann, entre outras autoridades da região.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo do Estado