Busca rápidaX

MANCHETES

Começa ExpoAgro Cotricampo, em Campo Novo

21 de fevereiro de 2024

Inicia na manhã desta quarta-feira 21, a oitava edição da ExpoAgro Cotricampo, em Campo Novo. Com ampla programação até sábado, 24, são esperados aproximadamente 45 mil visitantes. O número de expositores é recorde: mais de trezentos. O acesso do público ao parque e ao estacionamento, é totalmente gratuito. A programação diária se estenderá das 8h às 18h.

Fórum Soja Brasil

Neste primeiro dia de atividades, denominado na programação como “Dia da Soja”, o destaque ficará por conta justamente de um evento que abordará questões importantes para esta cultura estratégica na economia do Estado: o Fórum Soja Brasil, que acontecerá às 15h, no auditório ExpoAgro, junto ao pavilhão central.

Promovido em parceria entre Canal Rural e Cotricampo, chega a sua décima segunda temporada. De acordo com os organizadores, os palestrantes estarão focando três temas fundamentais para o campo: políticas públicas do agro, mercado e clima.

Com mediação do jornalista Giovani Ferreira, participarão do debate este ano:
– Neri Geller, secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA);
– Paulo Molinari, analista da consultoria Safras e Mercado;
– Miguel Daoud, comentarista de economia do Canal Rural.

O Fórum Soja Brasil terá transmissão ao vivo pela TV, site e redes sociais do Canal Rural.

Arena Bovinos

Outro espaço que deverá atrair grande atenção por parte do público será a Arena Bovinos. Neste ano de 2024 estará acontecendo a 2ª Feira Oficial e Ranqueada de Gado Holandês e Jersey, Etapa do Circuito Estadual do Exceleite da Raça Holandesa e a 3ª Feira Regional da Terneira. A programação oficial começa nesta quarta-feira, dia 21, a partir das 6h, com o concurso leiteiro.

Programações permanentes

Ao longo dos quatro dias de exposição, o departamento técnico da Cotricampo (Detec) estará recebendo produtores de toda a região para prestar assistência e trocar informações no âmbito do Dia de Campo das culturas de soja e milho. Também acontecerão dinâmicas de máquinas, na área de testes, no período das 14h às 17h, nos quatro dias de evento.

A agricultura familiar novamente estará em evidência, com 40 expositores de diferentes atividades, no espaço dedicado especialmente a este setor, em parceria com Fetag-RS, Fetraf-RS e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado.

No espaço institucional da Emater/RS-Ascar, estará funcionando de quarta-feira até sábado, a Cozinha Experimental Moinho Cotricampo, com atividades práticas e evidenciando o potencial dos produtos que são industrializados pela cooperativa. A programação completa da 8ª ExpoAgro Cotricampo pode ser acessada através do Instagram: @expoagro_cotricampo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Cotricampo