Hoje começa período para matrículas em escolas estaduais do Rio Grande do Sul, referente a alunos que se inscreveram no período de 13 de novembro a 1º de dezembro do ano passado. Os estudantes precisam comparecer nos educandários para os quais foram designados.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a responsável pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, Eveline Eberle, lembrou que os estudantes, pais ou responsáveis precisam levar a documentação completa. O prazo vai até o próximo dia 17.
Nesse mesmo período, ou seja, com início nesta quinta-feira, também podem ser feitas inscrições para vagas às escolas estaduais gaúchas para este ano letivo, no que concerne a alunos que perderam o primeiro período de cadastros, no final de 2023. Essas inscrições ocorrem apenas pelo site educacao.rs.gov.br e se direcionam para ingresso aos primeiros anos dos Ensinos Fundamental e Médio, inclusive cursos técnicos.
Da mesma forma, de hoje a 17 deste mês, ocorrem solicitações de transferência de escolas e pré-matrículas para os interessados no ingresso na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A secretara estadual de Educação informou que na região ainda há vagas para escolas técnicas de Ibirubá, Salto do Jacuí, Entre-Ijuís, Cândido Godói, Iraí, Planalto e Palmitinho.
Eveline Eberle alerta que nesse novo período de inscrição pode ser que os estudantes não consigam vagas nas escolas estaduais pretendidas, mas todos serão matriculados. Por exemplo, todas as escolas dos 12 municípios da CRE de Ijuí têm vagas. Nesse período de férias, os educandários estão abertos, mas cumprem seis horas ininterruptas de trabalho. Os turnos de funcionamento dependem de cada escola.