Busca rápidaX


Começa período para plantio do trigo e Ijuí deverá ter redução de 40% de área

21 de maio de 2024
Agricultores verificam lavouras. visto vários dias sem chuva

Hoje começa o período recomendado, em Ijuí e microrregião, conforme o zoneamento agrícola, para plantio do trigo da safra deste ano. O prazo segue até 20 de julho. Especificamente em Ijuí, deverão ser cultivados cerca de 12 mil hectares. Em 2023, foram 21 mil hectares.

Essa grande redução se deve, por um lado, devido à pouca disponibilidade de sementes no mercado, visto frustração de colheita ano passado, por contra de problemas climáticos. No entanto, também influenciam para descrédito no trigo, o alto custo e baixo preço pago pela saca do produto, cerca de 65 reais. Cálculos indicam que cada hectare custa 63 sacas de trigo. Já a média de rendimento esperada é de 60 sacas por hectare. Com o excesso de chuva e até enxurrada dos últimos dias, nesse início de período de zoneamento não vai ser possível efetuar plantio do trigo.

Já no Rio Grande do Sul, segundo o coordenador da Comissão do Trigo e Culturas de Inverno da Farsul, Hamilton Jardim, devem ser plantados em torno de um milhão e 200 mil hectares. Ano passado foram aproximadamente um milhão e meio.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí