Busca rápidaX

Progresso Rural: Começa período recomendado para plantio do trigo na região de Ijuí e área deverá ser de 350 mil hectares

22 de maio de 2022

A perspectiva do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, é de aumento de 12 a 15% na área de trigo, nesta safra, dentre os 44 municípios de abrangência, em relação ao ano passado. Com isso, se espera em torno de 350 mil hectares com o cereal. Porém, o agrônomo, Gilberto Bortolini, ressalta que alguns municípios podem chegar a acréscimo de 20%. Em Ijuí, a perspectiva é de 20 mil hectares, quatro mil a mais que 2021.

Ontem começou o período recomendado para cultivo do trigo na região de Ijuí, segundo o zoneamento agrícola. Bortolini observa que maior percentual de cultivo deverá se concentrar em junho, até para tentar escapar de geadas, que geralmente acontecem no final de julho e início de agosto, e podem causar sérios prejuízos, se a planta estiver em granação. Se espera rendimento médio de 50 a 55 sacas de trigo por hectare de rendimento. Porém, a média dos últimos 15 anos é de pouco mais de 40 sacas. Em 2021 foram 44 sacas por hectare.

O bom preço do trigo pago para o agricultor, no momento média de 110 reais a saca na região de Ijuí, é um dos fatores que motiva aumento de área. Na região Celeiro, proximidades do rio Uruguai, em razão da diferença de microclima, o plantio do trigo já começou, com cerca de 3 a 4 mil hectares. Neste domingo pela manhã, Gilberto Bortolini ampliou o tema no programa Progresso Rural da RPI.  Ainda falou sobre demais culturas de inverno, por exemplo, a aveia branca que já possui em torno de 30% plantada, da perspectiva de 100 mil hectares na região de Ijuí. Abaixo, confira o Progresso Rural deste domingo:

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!