Pesquisa sobre venda de presentes para o Dia dos Pais desse ano, da Fecomércio do Rio Grande do Sul, indica que a maioria deve comprar vestuário, produto que deve totalizar cerca de 50% das aquisições. Após, aparece a opção de perfumes e, na sequência, calçados. A data transcorrerá domingo, 9. Em Ijuí, há diferença de opinião de empresários referente à comercialização para Dia dos Pais.
Sobre a área de calçados, Larissa Vendrusculo, proprietária de uma loja desse segmento em Ijuí, disse que o valor médio investido em presentes está entre 150 e 200 reais, por exemplo, com aquisição de sapatênis e chinelos. Ela observa que filhos, esposas ou familiares compram produtos que os pais efetivamente vão utilizar, ou seja, de necessidade para o dia a dia. Larissa Vendrusulo afirma que a venda de presentes aumentou quarta-feira e deve se intensificar, especialmente amanhã, véspera do Dia dos Pais. Comentou que nesse ano, trabalhadores recém estão recebendo o salário de julho, por isso, as compras passam a se concentrar nesses últimos dias antes do Dia dos Pais.
Outra área com opção para presentar os pais é de óculos, joias e relógios. O dono de uma rede de óticas ijuiense frisou que a comercialização desses produtos para a mencionada data está bastante fraca, menos que o mesmo período de 2025. Ele espera que a situação melhore. O empresário também esclareceu que a venda de presentes para o Dia das Mães e Dia dos Namorados desse ano não foi boa. Para o Dia dos Pais, geralmente na citada área a maior procura é por relógios, cuias, bombas e pulseiras. O empreendedor entende que a dificuldade financeira das pessoas e as eleições desse ano dificultam as vendas de presentes para os pais. No que se refere ao vestuário, a gerente de uma loja de Ijuí informou que as vendas de presentes para o Dia dos Pais estão boas, com a compra média entre 70 e 100 reais. Produtos mais procurados são camisetas e calças. Segundo ela, a maioria das pessoas busca pelas promoções e o aumento de comercialização acontece desde dia primeiro deste mês.
Ainda sobre levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul, o gasto pessoal com presentes para os pais deve ser, em média, de 231 reais. As mulheres devem gastar um pouco mais que os homens. As compras devem se concentrar nesses últimos dias que antecedem a data, preferência de 47% dos entrevistados. Em termos dos fatores mais considerados para decisão de onde comprar, em primeiro lugar aparecem preço e ofertas, opção de 43% dos pesquisados pela Fecomércio. No Brasil, o volume de vendas para o Dia dos Pais deve alcançar R$ 8,52 bilhões no comércio varejista, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O montante representa avanço de 2,9% em relação à mesma data de 2025. Ao contrário do ano passado, a cesta de presentes do Dia dos Pais apresenta aceleração no país, de 5,8%, acima da projeção do índice geral.