Busca rápidaX


Comissão de Segurança Pública discute ações para enfrentar as perturbações em Ijuí

28 de novembro de 2024

Na manhã desta quarta-feira (27), a Comissão Especial de Segurança Pública de Ijuí realizou uma reunião com representantes da Brigada Militar, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), Polícia Civil e Poder Executivo para tratar de questões relacionadas à segurança pública. A pauta principal envolveu episódios recentes de tiroteios, brigas, tumultos e atos libidinosos em espaços públicos, destacando a necessidade de ações conjuntas para enfrentar esses problemas.

O comandante da Brigada Militar, tenente-coronel Gerson Corrêa de Mello, apresentou as ações realizadas na Rua do Comércio, mas ressaltou a urgência de legislações que limitem o consumo de bebidas alcoólicas em determinados horários, buscando coibir aglomerações, brigas e perturbações de sossego.

O presidente da Comissão, vereador Matheus Pompeo de Mattos, destacou a dificuldade relatada pela comunidade em consolidar denúncias de perturbação de sossego público. Complementando a discussão, o delegado da Polícia Civil, Maurício Posselt, explicou que o Artigo 42 do Decreto-Lei nº 3.688 exige que mais de uma pessoa relate incômodos para caracterizar a contravenção de perturbação da paz pública.

As conselheiras tutelares Juliana Tolfo e Kelly Almeida apresentaram dados que indicam o consumo de álcool por menores, especialmente na Rua do Comércio. Em 120 dias, o Conselho Tutelar realizou quatro operações, resultando em sete abordagens de menores consumindo bebidas alcoólicas.

O secretário de Governo, Luís Fernando Valentini, apontou as ações do Executivo, incluindo melhorias no trânsito, instalação de câmeras de videomonitoramento, de iluminação pública e a aquisição de um drone para operações policiais.

Entretanto, a falta de efetivo foi destacada por representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil como um obstáculo para a realização de operações mais eficazes e constantes.

Ao final da reunião, a Comissão Especial definiu encaminhamentos, como a continuidade das operações, criação de campanhas educativas, elaboração de leis ou decretos para prevenir futuros transtornos e a formação de uma comitiva para buscar soluções junto ao Governo do Estado do RS, incluindo o aumento do efetivo policial em Ijuí.

A Comissão Especial é formada pelos vereadores Matheus Pompeo de Mattos, Rodrigo Noronha, César Busnello, Chico Ortiz e Adalberto Noronha.

Fonte: Câmara Municipal de Ijuí