Busca rápidaX


MANCHETES

Comitiva de Ijuí apresenta demandas da segurança pública para autoridades da área em Porto Alegre

23 de novembro de 2023

Vereadores e líderes de bairros de Ijuí estiveram em Porto Alegre ontem (22) em duas reuniões cruciais para discutir questões de segurança pública no município.

O grupo que participou de encontros estratégicos na capital gaúcha foi composto pelos vereadores Paulo Braga, Ricardo Adamy, César Busnello, Bruna Gubiani, Adalberto Noronha, Chico Ortiz e Josias Pinheiro, juntamente com a presidente do bairro da Penha, Carolina Berlesi, morador Jair Wildner, presidente do bairro Mundstock, Lucio dos Santos e o vice-prefeito Marcos Barriquello. No primeiro encontro, na Assembleia Legislativa do RS, a comitiva foi recepcionada pelo vice-presidente da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, Leonel Radde, acompanhado pelos deputados estaduais Jeferson Fernandes e Gerson Burmann.

 Os representantes de Ijuí apresentaram a situação da segurança pública na região, enfatizando as principais demandas para combater a violência. Carolina Berlesi, destacou o interesse da comunidade pela mudança de local do Instituto Penal de Ijuí (IPI), conhecido como Albergue, e a urgência do aumento do efetivo da Susepe, da Brigada Militar e da Polícia Civil.

 No segundo encontro, articulado pelo deputado estadual Rafael Braga, a comitiva se reuniu com o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo da Secretaria de Segurança do RS, Luiz Henrique Viana. Na pauta foram discutidos temas como o cercamento eletrônico, tornozeleiras eletrônicas, aumento de efetivo e a possibilidade de mudança do prédio do Albergue. O secretário demonstrou receptividade em relação às tornozeleiras eletrônicas e afirmou que a concretização desse plano está prevista para as próximas semanas. Além disso, esclareceu sobre a existência de aprovados em concurso que deverão ser convocados para aumentar o efetivo. Viana também expressou interesse na expansão da Penitenciária Modulada e do Albergue, mas as lideranças de Ijuí manifestaram preocupação, argumentando que tal medida poderia agravar os problemas para os moradores dos bairros próximos.

As discussões buscam soluções concretas para a segurança em Ijuí, destacando a necessidade de medidas eficazes que atendam às demandas locais e garantam a tranquilidade dos cidadãos. O debate sobre o tema segue, e na semana que vem uma nova reunião acontece em Ijuí, com a presença do Ministério Público, Executivo e demais órgãos de segurança. 

 

Fonte: RPI/ Câmara de Vereadores de Ijuí