Busca rápidaX


Como a música influencia o comportamento humano

4 de julho de 2022

Como é a sua relação com a música? É daqueles que não passa um dia sem ouvir a sua canção preferida e que para fazer determinada tarefa precisa colocar um estilo específico? Ou, por outro lado, o universo musical não faz parte do seu dia a dia?

Talvez você não saiba, mas a música tem a capacidade de influenciar o comportamento humano, despertar diferentes emoções, alterar o estado de espírito em determinada situação e até ajuda a desenvolver o cérebro de bebês prematuros. E esse poder pode ser usado em seu benefício nas mais variadas situações. Confira algumas abaixo:

A música como uma ligação nas relações interpessoais

Os diferentes gêneros musicais possuem um papel importante nas relações interpessoais na medida em que as pessoas se sentem mais atraídas por outras que possuem os mesmos gostos. Isso é facilmente observado em um show onde determinado público possui alguns traços semelhantes em relação a estilos e personalidade.

A música é capaz de estabelecer conexões entre diferentes pessoas, aproximá-las e até promover novas conexões, mas não fica somente por aí.

A música tem a capacidade de gerar ações

Não é por acaso que quando exploramos algum aplicativo de streaming de músicas surgem distintas opções de playlists para diferentes momentos, como para fazer esporte, para dormir, para estudar e por aí vai. Isso acontece porque na verdade a música consegue despertar ações em nosso cérebro que podem ser utilizadas em muitas situações.

Essa capacidade que a música tem de alterar o que sentimos e como nos comportamos em determinadas situações, graças às alterações neuropsicológicas que são capazes de criar novas conexões, podem trazer algumas vantagens em momentos específicos.

Por exemplo, uma canção com uma batida mais forte é capaz de aumentar os níveis de energia e até de subir o ritmo cardíaco, o que pode ser um benefício para usar durante a prática de atividade física, já que uma melodia mais calma, com sons da natureza, por exemplo, promove o relaxamento.

Muitas pessoas usam essas características para aprimorar o desempenho em diversas atividades e até ao nível profissional. Como os corredores que conseguem aperfeiçoar até 15% o seu desempenho nas corridas ouvindo música, jogadores de poker profissionais que ao escutarem a sua canção preferida enquanto jogam conseguem um contexto de conforto que melhora o humor e auxilia na performance, ou até as empresas que usam melodias como estratégia para conseguir promover o consumo.

Existem diversos estudos que mostram a relação da música com a prática de diferentes atividades e é também por isso que você não espera ouvir uma batida forte quando entra num salão de beleza para receber uma massagem, mas por outro lado também não espera que a sua academia toque canções clássica na sala de musculação.

Como usar esta capacidade da música a seu favor

Sabendo que a música tem esta capacidade de gerar ações e promover determinados comportamentos, por que não passar a usar isso a seu favor?

Todos nós temos estilos com os quais nos identificamos mais do que outros, mas indo mais além, pode ser bastante interessante ouvir determinados gêneros para alcançar objetivos e até melhorar a qualidade de vida. Isso pode ser um verdadeiro estimulante natural para aprimorar diversos skills de uma maneira bem descontraída.

Se você sofre de insônia, talvez seja interessante passar a ouvir uma música relaxante indutora do sono profundo antes de ir para a cama, ou até utilizar canções do tipo para reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Não existe nada melhor do que escutar o barulho da chuva, ou de uma cachoeira, para se acalmar, por exemplo.

Já se for um atleta será interessante buscar melodias que o façam sentir mais energizado para a prática da exercícios físicos, ou canções que aumentem a concentração para estudar para um exame importante, ou se gostar de atividades que envolvam um grande esforço e habilidade mental.

Seja qual for o seu objetivo, saiba que com certeza existe uma música capaz de o ajudar a cumprir melhor as suas metas.