Busca rápidaX

Comunidade do São Paulo pede dignidade e Prefeitura começa a corrigir problemas históricos no Frida Heck

6 de setembro de 2023

Moradores do condomínio Frida Heck, localizado no bairro São Paulo, em Ijuí, começam a perceber mudanças em suas realidades. Construído na gestão de Valdir Heck (inclusive o condomínio recebe o nome da mãe do ex-prefeito), historicamente os apartamentos registram constantes casos de inundação. No entanto, após uma série de intervenções, a chuva que superou os 350 milímetros em Ijuí não afetou a grande maioria das unidades habitacionais. 

O condomínio, que é dividido em três blocos, possui 36 apartamentos. Em um deles reside a dona Marlene, uma das moradoras mais antigas do local. Ela conta que foi um arrependimento grande ter deixado a sua casa, há 11 anos. “Eu tinha o meu cantinho”, lamentou. Entretanto, Marlene fala que não acreditou que, apesar da chuva, a água, desta vez não entrou no seu apartamento. “A cobertura foi feita e nessa parte foi solucionado. Se fosse em outra época ia chover mais dentro do que fora. Agora, precisamos de melhorias no sistema de esgoto que está trancando”, comentou. 

Ivanir Antunes também mora no Frida Heck desde a sua construção. Ela disse que agora não há mais goteira, porém o que constata são as infiltrações. “Os móveis estragam tudo. Todos esses anos foram de sofrimento. Agora, graças a Deus, tivemos melhorias, mas queremos que sejam concluídas”, revelou.

Conforme o presidente do bairro, Ortiz de Camargo, a atual gestão iniciou mudanças no local. “Temos alguns problemas a serem sanados. Foram feitas melhorias, mas ainda não foram totalmente concluídas. Ainda temos algumas situações de goteiras em alguns apartamentos que ficam na parte de cima. Alguns outros apartamentos têm vazamentos pelas frestas das janelas onde não houve uma vedação total. A forma como foi construído esse condomínio é uma vergonha. Eu trabalho com obras e observo que as situações daqui são inaceitáveis. Se tudo fosse bem feitinho a nossa realidade seria outra”, concluiu. 

O que diz a Prefeitura de Ijuí 

O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, foi contatado e revelou os planos do governo municipal. Cossetin destacou que foram feitas obras de calçamento que dão acesso ao Frida Heck, onde havia um problema histórico com o barro. Também foram realizadas obras no telhado e a intenção, agora, é de corrigir problemas relacionados às infiltrações. 

“Estamos vendo com a engenharia para colocar um selante e arrumar as janelas. Temos obras pela frente para solucionar os problemas no esgoto. A mesma empreiteira que fez o serviço no telhado irá atuar no esgotamento do condomínio”, destacou. 

Devido a chuva, as obras na praça pararam e devem ser retomadas nos próximos dias. “Já instalamos alguns brinquedos e colocamos a areia. Mesmo assim já observamos as crianças brincando no local. Ainda não está entregue pela empresa que está instalando a pracinha. Também temos obras em andamento no campo de futebol, para que este seja fechado e para que as crianças deixem de brincar na rua”, enalteceu Cossetin.

Ainda, conforme o prefeito, o bairro já recebeu as lâmpadas led e operação tapa-buracos. “Conversamos sempre com o presidente do bairro e demais representantes para buscarmos soluções”, concluiu.