O Executivo de Condor vai investir 5 milhões e 600 mil reais em asfaltamento e calçamento. O recurso ocorre através de financiamento por meio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Ontem à tarde, 15 municípios gaúchos assinaram financiamentos com a mencionada instituição financeira, em Porto Alegre.
O prefeito de Condor, Valmir Land (foto), ressalta que cerca da metade do valor vai ser para obras na cidade e o restante no interior. No perímetro urbano de Condor, haverá pavimentações asfálticas e calçamento em ruas do centro e bairros.
Já na área rural, a prefeitura de Condor vai pavimentar 12 quilômetros da estrada entre a localidade de Pontão dos Buenos e a BR 158. Serão cinco quilômetros e meio de asfalto e o restante com calçamento.
Já na comunidade de Colônia Cash haverá calçamento de 500 metros, no próprio Povoado, além do mesmo trabalho em dois quilômetros na Linha Mambuca, limite com o município de Ajuricaba. Valmir Land frisou que e, breve vai ser feita licitação para definir uma ou mais empresa a fim de realizar os trabalhos. As pavimentações poderão começar já no mês que vem.
Nova Ramada
O município de Nova Ramada também assinou parceria com o BRDE, ontem na Capital Gaúcha, para investimentos. O total é de dois milhões de reais para asfaltar cinco quilômetros da estrada entre as localidades de Barro Preto e Pinhal.
O prefeito, Marcus Bandeira, disse que ainda falta organizar alguns detalhes no projeto de engenharia, para que após o BRDE libere o financiamento. Recentemente, com um milhão e 400 mil reais de recursos próprios, a prefeitura de Nova Ramada asfaltou um quilômetro e meio dentro das vilas de Barro Preto e Pinhal.
Esses seis quilômetros e 500 metros foram desmembrados da ERS 539, que é o acesso principal a Nova Ramada, com ligação à ERS 155. A decisão foi tomada após a falta da pavimentação da estrada por parte do governo gaúcho, projeto que é reivindicado há muitos anos.
Dessa maneira, fica para o Estado asfaltar oito quilômetros e 200 metros do acesso a Nova Ramada. Para esta obra, o Executivo ramadense se une a demais municípios do Rio Grande do Sul sem acessos asfálticos. Uma das propostas é que a bancada gaúcha, no Congresso Nacional, reserve dinheiro através de emenda da própria bancada para o próximo ano.
Mais municípios
Além de Condor e Nova Ramada, outros municípios da região assinaram financiamento com o BRDE. Coronel Bicaco vai receber um milhão de reais; São Nicolau, 3 milhões, 286 mil; e Tucunduva, um milhão, 947 mil reais.