Imagem ilustrativa gerada por IA Após o debate levantado pela Brigada Militar sobre o aumento da circulação de scooters elétricas e outros veículos autopropelidos em Ijuí, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, Fábio Franzen, afirmou que o município já trabalha na elaboração de uma regulamentação local para orientar os usuários desses equipamentos.
Segundo ele, o texto está sendo construído com base em legislações adotadas por outros municípios e deverá ter foco principalmente na educação e conscientização dos condutores. Franzen destacou que as limitações da legislação federal impedem que o município estabeleça regras que contrariem normas nacionais já existentes.
Segundo Franzen, a legislação federal que regulamenta os equipamentos de mobilidade individual impõe poucas restrições aos usuários, limitando a possibilidade de criação de normas mais rigorosas por parte do município. Diante disso, a proposta em estudo, aliada a ações educativas já promovidas pela Coordenadoria de Trânsito, como as atividades desenvolvidas durante a campanha Maio Amarelo, deve concentrar esforços na conscientização dos condutores, incentivando o uso de capacete, o respeito à sinalização, a circulação pelo lado direito da via e a não utilização das calçadas para o deslocamento desses veículos.
“O principal caminho é a orientação”, resumiu Franzen, ao destacar que a fiscalização tem atuado mais no caráter educativo do que na aplicação de penalidades.
O secretário também chamou atenção para a responsabilidade dos pais e responsáveis diante do crescente uso desses equipamentos por adolescentes. Segundo ele, muitos usuários não possuem qualquer formação ou conhecimento sobre regras básicas de circulação no trânsito.
Para Franzen, a conscientização é fundamental para evitar acidentes. Ele observou que o problema não se restringe às scooters elétricas e citou situações frequentes envolvendo motociclistas sem habilitação e condutores que desrespeitam normas de trânsito.
Ao defender ações educativas permanentes, o secretário afirmou que os principais fatores relacionados aos sinistros de trânsito em Ijuí continuam sendo o excesso de velocidade, o uso do celular ao volante, a imprudência e a negligência dos condutores.
A discussão sobre uma regulamentação municipal ganhou força após o comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Itamar Ferreira Walter, relatar acidentes recentes envolvendo scooters elétricas e defender regras específicas para aumentar a segurança no trânsito local.